sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Skate Canada 12 - Senhoras (Curto)

A edição de 2012 do prestigiado troféu Skate Canada iniciou-se com o programa curto de senhoras.
Os resultados do programa curto foram os seguintes:

1.º - Elene Gedevanishvili (Geórgia) --- 60.80pts
2.º - Kaetlyn Osmond (Canadá) --- 60.56pts
3.º - Ksenia Makarova (Russia) --- 58.56pts
4.º - Kanako Murakami (Japão) --- 56.21pts
5.º - Akiko Suzuki (Japão) --- 55.12pts
6.º - Elizavete Tuktamysheva (Russia) --- 55.10pts
7.º - Amélie Lacoste (Canadá) --- 53.81pts
8.º - Caroline Zhang (Estados Unidos) --- 52.97pts
9.º - Gracie Gold (Estados Unidos) --- 52.19pts
10.º - Polina Shelepen (Russia) --- 46.18pts
 
 

Quem diria que Elene Gedevanishvili estaria na liderança do troféu Skate Canada após a realização do programa curto? Pouca gente arriscaria esse vatícinio. A verdade é que Elene estava radiante com a sua prestação nesta fase da competição e fez questão de demonstrar a sua alegria enquanto abandonava a pista de gelo para ir para o local onde ia ouvir quais as notas que lhe seriam atribuídas. Foi um momento divertido. A nível técnico, Elene mostrou-se sólida mas mesmo assim a sua combinação de triplo lutz com triplo bem como o triplo salchow isolado tiveram um grau de execução negativo. Nos restantes elementos não teve problemas. A sequência da passos foi classificada de nível 4 e dos três peões que executou um deles alcançou o nível 4  e ou restantes nível 3. Na nota dos componentes, o seu melhor segmento foi o da interpretação com 7.61 e o pior foi o das transições/passos de ligação com 6.93. Eu achei que o programa está bem coreografado e que Elene demonstrou maturidade artistica.
Quando toda a gente estava à espera que Gracie Gold e Polina Shelepen fossem as estreantes a dar nas vistas, eis que Kaetlyn Osmond roubou a cena e colocou-se em boa posição para avançar para o programa longo com aspirações ao pódio. Os seus sete elementos técnicos foram realizados com sucesso e graus de execução positivos. Curiosamente a nota dos componentes foi mais baixa que a técnica. Nos componentes ela recebeu 27.35pts e na técnica obteve o total de 33.21pts.
Ksenia Makarova podia muito bem estar na liderança mas só se pode queixar dela própria pois quando tudo estava a correr tão bem ela falhou a definição da entrada para o duplo axel e teve de abortar o salto. Uma pena. Tudo o resto foi lindissimo. Aproveitamos esta oportunidade para elogiar novamente esta coreografia que Averbukh fez para Makarova. A música, a interpretação, o movimento, o vestido... tudo fez parte de um conjunto muito artistico. Por este motivo acho que os juízes penalizaram Makarova no segmento da coreografia na nota dos componentes pois só lhe atribuiram 7.04 nesse ponto! Enfim.
Kanako Murakami do Japão ficou um pouco desapontada com a nota que recebeu. De facto todo o programa é no geral muito bom e está bem desenhado em termos de distribuição dos elementos técnicos pelo tempo de duração do esquema. À primeira vista parecia que Murakami ia direitinha para primeiro lugar mas assim não aconteceu. O triplo flip que Murakami tentou fazer foi apenas considerado como duplo e teve grau de execução negativo. Na combinação de triplo toe loop com triplo toe loop, os juízes consideraram que no segundo salto a última rotação não foi bem realizada e como tal assinalaram um grau de execução negativo.
Akiko Suzuki chegou a este evento na condição de medalhada de bronze dos mundiais 2012 mas este programa curto esteve um pouco aquém. Parecia prometer muito mas não cumpriu na totalidade. Houve falta de fluidez de movimentos após a realização do triplo lutz  (onde ela foi lenta com a perna livre na recepção do salto) e no primeiro peão que realizou no programa. Ainda por cima, os juízes entenderam que ela não definiu bem a entrada no lutz e esse elemento teve grau de execução negativo, o mesmo acontecendo à combinação de dois triplos toe loop e no tal primeiro peão. A nível artistico eu esperava um pouco mais de atitude. Quando se vai patinar ao som da banda sonora de Kill Bill, com um vestido preto que podia ser usado por uma vocalista de metal, espera-se mais garra na interpretação. Não foi isso que aconteceu aqui. No entanto, penso que com o decorrer da época, Akiko fará melhor.
A vencedora do ano passado Elizaveta Tuktamysheva está relegada para 5.º lugar mas ainda pode ambicionar um lugar no pódio. Foi pena a queda que deu na combinação de triplo toe loop com triplo toe loop. No triplo loop foi penalizada em -0.70 devido ao grau de execução. O resto do programa foi bastante razoável. Nota-se que Tuktamysheva cresceu um bocadinho em relação ao ano passado e parece que já está a passar pela fase em que deixa de ter corpito de criança para ser uma mulherzinha. Esse aspecto tem a sua importância pois as oscilações de peso e o crescimento em altura têm implicações nas definições dos saltos e peões e podem afectar o eixo de rotação. Agora é esperar para ver como é que ela vai reagir no programa livre.
Em 27-10-2012 vai decorrer o programa livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário