sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Skate Canada 12 - Short Dance

Após a realização da Short dance ficámos com a seguinte classificação:

1.º - Virtue & Moir (Canadá) --- 65.09pts
2.º - Cappellini & Lanotte (Itália) --- 65.08pts
3.º - Riazanova & Tkachenko (Russia) --- 55.80pts
4.º - Hubbell & Donohue (Estados Unidos) --- 54.84pts
5.º - Gilles & Poirier (Canadá) --- 53.61pts
6.º - Carron & Jones (França) --- 51.67pts
7.º - Zlobina & Sinitkov (Azerbaijão) --- 50.92pts
8.º - Ralph & Hill (Canadá) --- 50.00pts

Análise

Se antes da prova começar alguém dissesse que o par italiano Cappellini & Lanotte estaria a morder os calcanhares aos canadianos Virtue & Moir ninguém acreditaria. Mas é o que temos! Após a realização da short dance em 26-10-2012, os canadianos lideram apenas com 0.01 de vantagem sobre os italianos. Estão praticamente empatados!
Mas por que é que Virtue & Moir não tiveram melhor nota? O erro mais visível e grave foi na figura de elevação com rotação. Como poderão ver no video, eles não conseguiram fazer a figura com sucesso e Virtue acertou com a perna livre no pescoço de Moir (é capaz de ter doído!) quando ia fazer a mudança de posição. Por causa disso, Moir perdeu velocidade na rotação. Esta figura de elevação foi classificada de nível 1 mas surpreendentemente os juízes atribuíram-lhe um grau de execução positivo (+0.43). Os twizzles foram de nível 3 e a sequência de passos em que os patinadores não se tocam foi de nível 2. Devo dizer que é desconcertante ver o par campeão do mundo sem um único elemento de nível 4. É sabido que eles desistiram de participar no troféu da Finlândia devido a uma lesão de Moir. Talvez tenham perdido tempo de treino por causa disso e os tenha influenciado negativamente nesta prova. Os 9.25 que os juízes lhe atribuiram em sede de performance na nota dos componentes pareceu-me demasiado pois isso dá a entender que não tiveram problema nenhum na execução e não foi esse o caso. De resto, do ponto de vista coreográfico estiveram lindos como sempre.
Os italianos Cappellini & Lanotte estiveram muito competentes tecnicamente e nota-se uma evolução em elementos obrigatórios. Talvez já estejamos a vislumbrar o toque de mágica do trabalho de Igor Shilpband com este par. Os twizzles foram de nível 4 (7.00pts) e a figura de elevação com rotação também (5.00). Na sequência de passos em que os patinadores não se tocam, Cappellini & Lanotte obtiveram 7.79pts e nível 3. As duas sequências de Yankee Polka renderam-lhe 12,65pts. Nos componentes ficaram atrás de Virtue & Moir. Em termos de comparação podemos verificar que na performance, os juízes acharam que os italianos só mereciam 7.39pts. Eu humildemente discordo. O programa está lindamente construído e este par conseguiu executar com sucesso tudo a que se tinha proposto para além de mostrar maturidade artistica, fluidez, interpretação, etc.
Os russos Riazanova & Tkachenko mostraram que o trabalho que começaram a desenvolver durante o Verão, com o auxílio do treinador Igor Shilpband, está a dar bons frutos. Em relação à época passada nota-se uma enorme melhoria na fluidez de movimentos, velocidade de execução, definição das posições da lâmina no gelo, e, essencialmente, nos twizzles. A nota dos componentes foi boa e tiveram todos os segmentos na casa dos 7.00 pontos para cima. No entanto, a nível técnico tiveram um grau de execução negativo na segunda sequência da Yankee Polka (-0,14).
Os americanos Hubbel & Donohue têm um programa curto maravilhoso do ponto de vista coreográfico. O meu momento favorito foi o da transição que marca a entrada para os twizzles. Foi uma situação original e que deu ainda mais amplitude aos twizzles. Na nota dos componentes todos os segmentos estiveram na casa dos 7.00 em baixa, com excepção do segmento do movimento e passos de ligação onde obtiveram 6.75pts.
A prova de short dance foi muito boa no cômputo geral e a dança livre promete ser animada.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário