sábado, 27 de outubro de 2012

Skate Canada 12 - Pares (Final + Análise)

A competição de pares no troféu Skate Canada terminou em 27-10-2012 sem surpresas e com os seguintes resultados:

OURO - Savchenko & Szolkowy (Alemanha) --- 201.36pts
PRATA - Duhamel & Radford (Canadá) --- 190.49pts
BRONZE - Berton & Hotarek (Itália) --- 172.03pts
4.º - Lawrence & Swiegers (Canadá) --- 158.33pts
5.º - Popova & Massot (França) --- 149.37pts
6.º - Vise & Baldwin (Estados Unidos) --- 141.21pts
7.º - Davis & Ladwig (Estados Unidos) --- 122.26pts

Análise
Os alemães Savchenko & Szolkowy repetiram a vitória no troféu Skate Canada por uma larga margem. O seu programa livre teve um desenho e conteúdo técnico semelhante a programas que fizeram em épocas anteriores, nomeadamente em 2008-2009. As coisas saíram-lhe bem embora tenham tido 2 elementos com grau de execução negativo: triplo flip lançado (-0,50) e no primeiro peão que efectuaram (-0,13). Todas as figuras de elevação que realizaram alcançaram o nível 4. Na nota dos componentes, o seu melhor segmento foi o da coreografia/composição com 8.54, logo seguido da qualidade base da sua patinagem com 8.50. Os fatos extremamente coloridos são, na minha opinião, um factor de distração e convinha que considerassem uma alteração no guarda-roupa para o resto da temporada.
Duhamel & Radford foram o par que mais gostei de ver no programa livre. Adorei que eles arriscassem elementos como o triplo lutz lado a lado, o triplo lutz lançado e uma combinação de triplo salchow com duplo toe loop e duplo toe loop na segunda metade do esquema. Eles estavam muito felizes com a sua prestação, que embora não tenha sido isenta de erros foi bastante promissora, e ela foi particularmente expansiva na sua demonstração de alegria.  Na nota dos componentes conseguiram um total de 62.00, o que para eles é uma óptima melhoria em relação à época passada.
Os italianos podem estar orgulhosos da prestação de Berton & Hotarek que estão já no patamar de melhor par italiano de sempre. Esta medalha no troféu Skate Canada é um prémio para a evolução que têm tido. A segunda figura de elevação que fizeram no programa foi o elemento técnico que melhor lhe correu e conseguiram amealhar 7.85pts. No entanto, este par não conseguiu ganhar muito em termos de grau de execução dos elementos e por isso ficaram com um total de 58.44pts na nota técnica, tendo em consideração que a sua nota base de partida era 58.25. A nível dos componentes o seu melhor aspecto foi o da qualidade base da sua patinagem com 7.07pts.
A minha última referência vai para o par francês Popova & Massot que escolheu uma música lindissima e fora do vulgar que ajudou a assentuar o impacto da realização dos elementos técnicos. Não conseguiram ser completamente limpos na execução do programa mas também este par pode voltar para casa com o sentimento de dever cumprido.

Sem comentários:

Enviar um comentário