sábado, 16 de junho de 2018

Mais uma compilação de notícias

Olá a todos e obrigada por visitarem o blogue.

Na publicação de hoje podem encontrar uma compilação de notícias do mundo da patinagem artística no gelo.

Vamos começar a ronda noticiosa pelo continente asiático. 

Do Japão chegam notícias que dão conta que o patinador Daisuke Murakami decidiu acabar a carreira na patinagem de competição. Daisuke estreou-se a nível internacional, no escalão sénior, há cerca de 10 anos. Ele nunca foi uma das principais apostas da federação japonesa mas tentou sempre agarrar todas as oportunidades. Daisuke conquistou uma legião de fãs considerável devido à sua elegância em pista. Na temporada passada Daisuke terminou em quinto lugar nos campeonatos nacionais do Japão e, por esse motivo, não foi considerado para a selecção nacional para os eventos mais importantes do calendário internacional. Ultimamente, o patinador teve de lutar para recuperar de várias lesões. No segundo semestre de 2017, Daisuke também teve de lidar com uma pneumonia que o afastou das pistas por muito tempo. Daisuke conquistou três medalhas no circuito do grande prémio, onde se inclui a medalha de ouro no Troféu NHK em 2014.

Daisuke Murakami

Vídeo do programa livre de Daisuke Murakami no Troféu NHK 2014/2015

Tatsuki Machida, vice-campeão mundial em 2014, terminou a carreira competitiva na temporada 2014/2015. No entanto, este patinador continuou a deslumbrar os fãs em inúmeros espectáculos. Este mês Tatsuki fez saber que precisa de dedicar-se aos estudos universitários a 100% e por isso vai arrumar os patins. Como despedida ele vai patinar em dois espectáculos que estão agendados para breve.

Tatsuki Machida


Da China chegaram notícias surpreendentes e simultaneamente preocupantes. De forma totalmente inesperada, a federação chinesa de patinagem comunicou que não realizará os eventos internacionais da sua responsabilidade conforme estava programado. O impacto imediato desta medida é que o grande prémio "Taça da China" não irá ocorrer. Isto vai obrigar a ISU (International Skating Union) a ter de encontrar uma federação que possa organizar uma prova para substituir o grande prémio "Taça da China". Esta situação também tem impacto a nível de patrocinadores pois a Taça da China costuma ser uma das provas que tem parcerias mais rentáveis, nomeadamente com a Lexus e a Audi. Correm rumores que a ISU está a tentar convencer a federação da Coreia do Sul a organizar uma prova para substituir a Taça da China, sendo que lhe será concedido estatuto de grande prémio. 
No que diz respeito ao grande prémio júnior que a federação chinesa devia organizar entre os dias 19 e 22 de Setembro de 2018, em Harbin, foi encontrada uma solução. A organização deste grande prémio júnior foi transferida para o Canadá. 
Quanto ao Troféu Shanghai sabe-se que se encontra oficialmente cancelado. 
Mas por que é que a federação chinesa tomou esta atitude tão drástica? 
Em primeiro lugar não acredito que esta decisão tenha algo a ver com problemas financeiros. Do que se sabe, a federação chinesa de patinagem tem dinheiro de sobra. Tal como mencionei acima, eles conseguem sempre bons acordos com patrocinadores de peso, que também beneficiam os patinadores que participam nessas provas. Além disso, os próximos Jogos Olímpicos de Inverno vão realizar-se precisamente na China. 
A versão oficial é que a federação chinesa está a remodelar os rinques onde essas competições iam acontecer. Por esse motivo é que abdicaram de organizar estas provas na temporada 2018/2019. No entanto quase ninguém acreditou nesta explicação. Basta pensar no tamanho da República Popular da China e na quantidade de grandes cidades com rinques disponíveis. 
Claro que nos bastidores a conversa que corre é bem diferente. Depois da realização do Congresso da ISU em Junho de 2018, ficou patente um braço-de-ferro entre elementos da federação chinesa e o organismo máximo da patinagem artística. Consta que a animosidade teve origem nos Jogos Olímpicos de Inverno 2018 que se realizaram em PeyongChang. Os conflitos iniciaram-se nas provas de patinagem de velocidade devido a desqualificações duvidosas. Quanto à patinagem artística, o problema reside no facto de dois juízes chineses terem estado sob investigação por causa das pontuações que atribuíram nas provas de Homens e Pares no Jogos Olímpicos de PeyonChang. Desconheço a conclusão da Comissão Disciplinar sobre esta matéria. Seria muito bom que a ISU disponibilizasse esse documento pois sabe-se que a situação foi abordada no Congresso que decorreu em Sevilha no início deste mês. O que eu acho estranho é que a Comissão Disciplinar tenha estado a avaliar a prestação desses juízes quando as situações de ajuizamento duvidoso nos Jogos Olímpicos partiram de juízes dos Estados Unidos (na categoria masculina) e do Canadá (na categoria de dança). 
Esta decisão da federação chinesa representa uma machada no financiamento da ISU. Vamos ver até onde é que os responsáveis das duas entidades querem levar este braço-de-ferro.

Da Austrália chegou a notícia que o promissor par composto por Ekaterina Alexandrovskaya & Harley Windsor decidiu mudar de treinadores. O jovem par despediu-se de Nina Mozer com gratidão e anunciou que passará a treinar sob o comando de Richard Gauthier no Canadá. Ekaterina e Harley encontram-se a preparar novos programas com a ajuda dos coreógrafos Julie Marcotte (programa curto) e Massimo Scali (programa livre). 

Ekaterina Alexandrovskaya & Harley Windsor


Desde a ultima publicação com várias notícias que têm surgido mais informações sobre os patinadores da pátria dos czares. Elizaveta Tuktamysheva, campeã mundial em 2015, está a apostar forte na preparação da época 2018/2019. Elizaveta recuperou a consistência na realização do triplo axel e planeia voltar a executá-lo em competição. Também se sabe que o seu novo programa curto será patinado ao som de "Assassin's Tango" de John Powell. O novo programa livre terá como temas "You don't love me" de Caro Emerald e "Petite Fleur" de The Hot Sardines.

Elizaveta Tuktamysheva

Alena Kostornaia, vice-campeã mundial de juniores em 2018, já tem programas novos para a próxima temporada. O coreógrafo Daniil Gleykhengauz anunciou nas redes sociais que o novo programa livre de Alena terá como tema a famosa obra "Romeu e Julieta". 

Alena Kostornaia

Por hoje é tudo mas em breve vão ser publicadas mais coisas :)



Sem comentários:

Enviar um comentário