quarta-feira, 20 de junho de 2018

Dois juízes chineses suspensos pela ISU!





Bem-vindos ao blogue e obrigada pela visita.

Hoje temos que dar destaque a uma notícia muito relevante no mundo da patinagem artística no gelo.
A ISU (International Skating Union), organismo que regula a modalidade, suspendeu dois juízes chineses devido à sua actuação durante os Jogos Olímpicos de PeyongChang 2018. Os juízes em causa tratam-se de Weiguang Chen e de Feng Huang e ambos foram alvo de processos disciplinares devido à sua actuação nos Jogos Olímpicos 2018 que decorreram no início do ano em PeyongChang.

No que fiz respeito a Feng Huang, o processo disciplinar decorre do seu ajuizamento na categoria de pares durante as olimpíadas. No processo disciplinar foi alegado que Feng Huang beneficiou os pares chineses Sui & Han e Yu & Zhang em detrimento dos alemães Savchenko & Massot, dos canadianos Duhamel & Radford e dos russos Tarasova & Morozov. A acusação baseou-se na análise das notas atribuídas tanto no programa curto como livre. Em resultado, Feng Huang foi considerado culpado e em consequència foi suspenso de funções por um ano. Isto significa que Huang não poderá ser escalado para ajuizar qualquer prova oficial e a suspensão abrange todas as disciplinas.

Feng Huang já havia recebido uma carta de aviso por parte da ISU devido à forma como ajuizou na Final do Grande Prémio em 2017, também na categoria de pares.

Quanto a Weiguang Chen, o processo disciplinar teve como motivação a sua prestação como juiz na categoria masculina nos Jogos Olímpicos de 2018. Muito resumidamente, Weiguang Chen foi acusada de ter beneficiado o seu compatriota Boyang Jin na atribuição de notas nos programas curto e livre durante as olimpíadas. Ainda segundo a acusação, Weiguang Chen terá tentado prejudicar Yuzuru Hanyu, Shoma Uno, Javier Fernandez e Nathan Chen. A acusação foi considerada procedente pelo órgão disciplinar da ISU e desta feita Chen foi suspensa de funções por um período de 2 anos. Para além disso foi decidido que Chen está proibida de ajuizar qualquer prova nos próximos Jogos Olímpicos.

O post no blogue sobre a categoria masculina nos Jogos Olímpicos 2018 pode ser visto aqui http://magiageladapatinagememportugues.blogspot.com/2018/03/jogos-olimpicos-2018-homens.html

A divulgação destas decisões vem de encontro aos rumores que surgiram durante a realização do Congresso da ISU no início do mês de Junho. Esta situação já tinha sido abordada neste post no blogue http://magiageladapatinagememportugues.blogspot.com/2018/06/mais-uma-compilacao-de-noticias.html
A conclusão dos dois processos disciplinares só foi divulgada agora mas a federação chinesa com certeza que já devia estar a par destas punições. Por isso, a teoria de que a federação chinesa decidiu abdicar da organização de provas importantes da temporada 2018/2019 como retaliação tem ganhado força. Para quem ainda não sabe, a federação chinesa de patinagem anunciou que não ia organizar o afamado GP Taça da China, o Troféu de Shanghai e um GP júnior conforme estava estipulado. Esta situação criou uma dor de cabeça à ISU não só pela necessidade de arranjar organizadores substitutos para o GP sénior e para o GP júnior como também pelo facto de isto representar uma machadada no retorno financeiro que normalmente a organização obtém. Esse retorno financeiro acontece essencialmente graças à Taça da China e, na temporada passada, também por causa do Troféu de Shanghai. Aliás, o Trofeú de Shanghai para a época 2018/2019 encontra-se já oficialmente cancelado. A federação chinesa tem conseguido excelentes parcerias com patrocinadores e bons acordos para a transmissão televisiva destas provas. 

Em jeito de conclusão, do que tive oportunidade de ler, parece-me que a punição a Weiguang Chen é perfeitamente justificada. No entanto tenho de juntar-me às vozes que clamam por um tratamento semelhante à juiz Lorrie Parker (Estados Unidos) e a Leanna Caron (Canadá) pela sua prestação no ajuizamento da categoria masculina e na categoria de dança respectivamente, ambas durante os Jogos Olímpicos 2018. 
A punição de Feng Huang parece mais duvidosa e abre um precedente interessante. É que se essa passar a ser a bitola para agir então a ISU vai ter de instaurar muitos processos disciplinares a juízes… 

Em breve vão ser publicadas mais coisas aqui no blogue. Até lá fiquem bem :)

Sem comentários:

Enviar um comentário