sábado, 21 de julho de 2018

Notícias - Denis Ten foi assassinado

No dia 19 de Julho de 2018 fomos todos surpreendidos pela notícia de que o patinador Denis Ten tinha sido brutalmente esfaqueado quando lutou com dois homens que estavam a tentar roubar o seu carro. Os assaltantes agrediram Denis e tiraram os espelhos do carro, tendo imediatamente fugido do local. O patinador foi abandonado no chão.
Sabe-se que foram alguns transeuntes que deram conta que Denis estava ferido e que alertaram as autoridades. Denis estava já em estado crítico e, segundo as informações entretanto confirmadas, tinha perdido cerca de 3 litros de sangue. Apesar de todos os esforços dos médicos, o patinador acabou por morrer no mesmo dia. 
Esta tragédia criou um estado de comoção no Cazaquistão pois o patinador era uma estrela no seu país. O assassinato do patinador tornou-se o foco dos principais órgãos de comunicação social daquele país asiático e foram emitidas diversas reportagens sobre este assunto. 


Reportagem da Astana TV sobre a confirmação da morte de Denis Ten



Mas a consternação pela morte de Denis Ten não se ficou pelo Cazaquistão. Em pouco tempo a notícia espalhou-se por todo o mundo. Eu optei por fazer uma selecção de alguns dos vídeos disponíveis.
Fiz questão de colocar aqui este vídeo da Arirang News (em inglês) porque Denis era descendente de coreanos e um dos seus antepassados foi um herói da independência da Coreia do Sul. Esta pequena reportagem não deixa de referir este facto. 


Uma das reportagens da Arirang News

Do outro lado do Atlântico, a morte de Denis Ten não passou despercebida embora tenha sido mais abordada na imprensa escrita. Partilho aqui o vídeo da E! News porque faz menção às reações dos patinadores Mirai Nagasu e Adam Rippon. 


E! News


Assim que a notícia foi confirmada, os compatriotas de Denis Ten multiplicaram as homenagens espontâneas por todo o país.












Em paralelo à dor pelo falecimento do patinador, propagou-se a revolta pelo crime. Os serviços noticiosos do Cazaquistão mas também da Rússia e de outros países foram acompanhando as reações de fãs e de figuras do mundo da patinagem mas também prestaram atenção às acções policiais nos desenvolvimentos na investigação do caso. Os mais altos representantes do Cazaquistão não ficaram indiferentes à tragédia e manifestaram o seu pesar. 



Reportagem com imagens do local do crime



Alexei Yagudin, campeão olímpico em 2002, foi dos patinadores mais emotivos na sua reação



No telejornal da Astana TV mostraram imagens dos suspeitos do crime, homenagens e reações




Entre outras coisas, nesta reportagem são mostradas imagens da videovigilância e do primeiro suspeito detido




Clip da Azzatyq TV com imagens do primeiro suspeito detido




Reportagem da Azzatyq TV em que se mostra a revolta de algumas pessoas




Pequena reportagem com a reação da lendária treinadora Tatiana Tarasova que trabalhou com Denis em várias ocasiões




Ontem foi anunciado através do gabinete do ministro do Interior do Cazaquistão que a polícia prendeu os dois suspeitos. O suspeito Nuraly Kiyasov acabou por confessar o crime e está em prisão preventiva enquanto aguarda julgamento. 




O funeral do malogrado patinador realizou-se no dia 21/07/2018 na cidade de Almaty e houve lugar a algumas cerimónias públicas. Como não podia deixar de ser foram emitidas reportagens.


O principal canal da Rússia destacou o funeral de Denis e entrevistou Tatiana Tarasova e Alexei Yagudin

Vídeo da cerimónia pública no âmbito do funeral do patinador

Nas redes sociais foram feitas inúmeras publicações sobre o choque e a dor mas também agradecendo a Denis Ten por tudo o que fez pela patinagem artística.

Quanto à imprensa escrita podem ver aqui uma selecção de artigos, sendo que dei prioridade aos que estão escritos em inglês. 


Na imprensa portuguesa apenas encontrei estes quatro artigos:















Outros links:

















































Paz à sua alma. 


















Sem comentários:

Enviar um comentário