sábado, 3 de novembro de 2012

Taça da China 2012 - Dança (Final + Análise)

A competição na categoria de dança da Taça da China terminou em 03-11-2012 com os resultados seguintes:

OURO - Pechalat & Bourzat (França) --- 169.73pts
PRATA - Bobrova & Soloviev (Russia) --- 159.46pts
http://www.youtube.com/watch?v=S3RTp30WKTU&feature=plcp
BRONZE - Weaver & Poje (Canadá) --- 158.97pts
http://www.youtube.com/watch?v=U35WIiKQIE8&feature=plcp
4.º - Chock & Bates (Estados Unidos) --- 149.54pts
http://www.youtube.com/watch?v=3fh_kbSBKSI&feature=plcp
5.º - Guignard & Fabri (Itália) --- 137.58pts
http://www.youtube.com/watch?v=34ezy4im4xA&feature=plcp
6.º - Sinitsina & Zhiganshin (Russia) --- 137.46pts
http://www.youtube.com/watch?v=xseLCQOGnDM&feature=plcp
8.º - Yu & Wang (China) --- 106.42pts
http://www.youtube.com/watch?v=Wy0IA_JpZZc&feature=plcp
 
 
Análise
Pechalat e Bourzat venceram a Taça da China por uma margem bastante confortável. A sua dança livre foi realizada ao som de um medley de músicas dos Rolling Stones facilmente identificáveis pelo público. Tecnicamente, este par esteve muito bem ao conseguir alcançar graus de execução positivos em todos os elementos. A sua nota de partida era de 40.20pts e devido ao sucesso na excução conseguiram aumentá-la para um total final de 48.83pts. Outro ponto fundamental é que os franceses conseguiram fazer com que os seus elementos fossem classificados com níveis elevados. As três figuras de elevação, o peão de par e os twizzles tiveram marca de nível 4. Já a sequência de passos na diagonal e a sequência de passos circular tiveram nível 3. Este par acabou penalizado com um ponto de dedução por ter ultrapassado os limites de tempo na realização de uma figura de elevação. Na nota dos componentes obtiveram os seguintes pontos: 8.71 para a qualidade base da sua patinagem, 8.58 para os passos de ligação e movimento, 8.88 para a performance, 8.92 para a coreografia e 9.04 para a interpretação/timing. Pechalat & Bourzat estão no bom caminho para tentarem chegar à final do grande prémio.
Bobrova & Soloviev da Russia conseguiram subir um lugar após a dança livre e arrecadaram a medalha de prata. A primeira metade do seu programa é das coisas mais interessantes que vi nos últimos anos em competição e está muito bem interpretada. Só continuo sem perceber por que é que de repente a música muda para um arranjo da  famosa"Tosca" feito por Edvin Marton. Enfim... talvez no final da temporada consiga compreender loool. De resto, adoro esta dança livre. Os juízes pelos vistos também gostaram pois a sua nota dos componentes foi bastante boa. Eles receberam 8.33 pela qualidade base da sua patinagem e domínio das lãminas, 8.13 pelos passos de ligação / movimento, 8.58 pela performance, 8.71 pela coreografia, e 8.71 pela interpretação / timing. A nível técnico, este par russo logrou obter um grau de execução positivo em todos os elementos. A três figuras de elevação tiveram a classificação de nível 4. A figura de elevação em rotação foi das mais espectaculares pois Soloviev ia a segurar Bobrova somente pelo pescoço. É daquelas figuras em que uma pessoa nem quer imaginar o que pode acontecer se houver um erro! Mas correu tudo bem. Uff! Os seus twizzles foram de muito bem executados e foram de nível 4.  O peão de par também foi de nível 4. Um aspecto a melhorar é o das duas sequências de passos pois tanto na circular como na diagonal só tiveram nível 2. De resto, Bobrova & Soloviev estão bem encaminhados para chegar à grande final em Dezembro.
Weaver & Poje ficaram um pouco desiludidos com o seu resultado. Eles estavam à espera de segurar a medalha de prata mas tiveram de se contentar com o bronze e agora estão em risco de falhar a final do grande prémio. A dança livre deste par é fantástica do ponto de vista artistico. A ideia é mesmo muito boa. Poje interpreta um escultor e Weaver interpreta a estátua que ele está a fazer. Os primeiros gestos que eles fazem no programa traduzem isso mesmo. Entretanto, "a estátua" ganha vida e começa da dança. Muito giro. Um dos pontos fortes neste par é a capacidade de criar emoções e isso é de louvar. Tecnicamente estiveram sólidos mas tiveram um problemita nos twizzles. Mesmo assim conseguiram o nível 4 nesse elemento e não foram prejudicados em termos de grau de execução. Todas as figuras de elevação que apresentaram foram de nível 4. No peão de par tiveram nível 2. Na sequência de passos na circular tiveram nível 3 e na sequência de passos na diagonal  obtiveram nível 2. Quanto aos componentes, Weaver & Poje alcançaram os seguintes valores: 8.38 pela interpretação / timing, 8.33 pela coreografia, 8.33 pela coreografia, 7.96 pelos passos de ligação / movimento e 8.13 pela qualidade base da sua patinagem e pericia no uso das lâminas dos patins.
A parte da competição é fantástica mas aconselho-vos a ver estes programas simplesmente para desfrutá-los pois vale a pena apreciar estas pequenas obras de arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário