sábado, 24 de novembro de 2012

Troféu NHK 2012 - Senhoras (Resultados finais + Análise)

Na categoria de senhoras, os resultados finais foram os seguintes:
 
OURO - Mao Asada (Japão) --- 185.27pts
PRATA - Akiko Suzuki (Japão) --- 185.22pts
BRONZE - Mirai Nagasu (Estados Unidos) --- 176.88pts 
4.º - Zijun Lin (China) --- 174.11pts
5.º - Agnes Zawadzki (Estados Unidos) --- 160.37pts
6.º - Elene Gedevanishvili (Geórgia) --- 156.96pts
7.º - Ksenia Makarova (Russia) --- 156.52pts
8.º - Haruka Imai (Japão) --- 145.42pts
9.º - Sofia Biryukova (Russia) --- 139.12pts
 
Análise
A vitória de Mao Asada levantou polémica. Olhando só para o nome dela e para o currículo invejável que ela tem, seria impesável questionar um resultado de Mao Asada. Aos olhos de alguns fãs ela venceu a medalha de ouro injustamente. Mas será bem assim?
Suzuki e Nagasu tiveram programas livres aparentemente perfeitos. Notem quando escrevo aparentemente. Asada foi a última a patinar e não cumpriu na totalidade os elementos a que se tinha proposto. Os erros de Asada foram: um duplo loop que devia ter sido triplo, um duplo lutz com erro na definição da entrada do salto e que devia ter sido um triplo, um salchow simples que devia ter sido triplo e um duplo flip que devia ter sido triplo. Ela cometeu 5 erros, sendo que 4 deles foram bem visiveis para toda a assistência pois é muito fácil perceber a diferença entre um salto duplo e um triplo. Acrescento que Asada foi punida com grau de execução negativo nos supra mencionados salchow simples e no duplo lutz. Todos os restantes elementos tiveram um grau de execução positivo. Os fantásticos peões que ela fez foram todos de  nível 4. A brilhante sequência de passos também foi de nível 4. Asada realizou com sucesso uma combinação de duplo axel com triplo toe loop, um triplo flip isolado e uma boa combinação de triplo loop com duplo loop e duplo loop. No que toca aos componentes, Asada foi execelente no que respeita à demonstração de perícia no uso das lâminas, nas transições, na coreografia e na interpretação. Aproveito para relembrar que Asada tinha 9.35 pontos de avanço sobre Suzuki no programa curto.
Ora, Suzuki fez um programa livre maravilhoso embora sem ser totalmente perfeito. Ela não caiu nem fez daqueles erros grosseiros e isso fez com que muita gente se ficasse pela primeira impressão e clamasse que Suzuki tinha sido extraordinariamente superior a Asada e que merecia ter vencido a medalha de ouro. Verdade seja dita que o conteúdo técnico de Suzuki é mais ambicioso do que o de Asada. A planificação de saltos de Suzuki foi a seguinte: combinação de triplo lutz com duplo toe loop e duplo loop, combinação de duplo axel com triplo toe loop, triplo flip, triplo lutz, triplo loop em combinação com duplo toe loop, triplo salchow e triplo loop isolado. Quatro elementos de salto foram executados após a segunda metade do programa para tentar obter pontos extra. Mas três dos elementos de saltos apresentaram problemas e Suzuki foi aí castigada com graus de execução negativos. Tal aconteceu na combinação de triplo lutz com duplo toe loop e duplo loop (-0,10), no triplo lutz isolado (-0,40) e no triplo salchow (-1,10). Ora, estes 1,60pts que ela perdeu nos graus de execução negativos teriam sido suficientes para ela subir do quinto para o primeiro lugar final. 
Do ponto de vista técnico acho que não se pode discordar muito das decisões dos juízes. O único ponto onde me parece que pode haver margem para discussão é no segmento de performance/execução da nota dos componentes. Nesse segmento, Asada teve 7.96 contra 7.93 de Suzuki. Os erros têm necessariamente que se reflectir no segmento de performance/execução. Logo à primeira vista, os erros de Asada foram mais visiveis e prejudiciais para o efeito global da sua apresentação do que os erros de Suzuki. Como consequência, Asada podia ter sido penalizada nalgumas décimas e essa diferença faria com que Suzuki vencesse a medalha de ouro visto que a diferença entre os totais globais finais entre a primeira e a segunda classificada foi só de 0,05!
Nagasu ficou toda contente por ter conseguido um lugar no pódio. Embora a sua prestação no programa livre tenha sido aparentemente perfeita na verdade ela foi punida com graus de execução negativos na combinação de triplo flip com duplo toe loop e duplo toe loop (-0,70), na combinação de triplo loop com duplo toe loop (-1,20) e no triplo loop isolado (-1,00).

Sem comentários:

Enviar um comentário