sábado, 24 de novembro de 2012

Troféu NHK - Pares (programa curto + análise)

Após a realização do programa curto de pares a tabela da classificação geral ficou organizada da seguinte maneira:

1.º - Bazarova & Larionov (Russia) --- 65.61pts
2.º - Moore Towers & Moscovitch (Canadá) --- 65.14pts
3.º - Castelli & Shnapir (Estados Unidos) --- 61.85pts
4.º - Martiusheva & Rogonov (Russia) --- 57.07pts
5.º - Scimeca & Knierim (Estados Unidos) --- 54.41pts
6.º - Davis & Ladwig (Estados Unidos) --- 45.61pts
7.º - Della Monica & Guarise (Itália) --- 42.14pts
 
Análise

Bazarova & Larionov lideram a competição após o programa curto mas apenas têm uma pequena margem de vantagem sobre os canadianos Moore Towers & Moscovitch.
Vamos comparar as notas dos dois primeiros pares da classificação:


Bazarova & LarionovMoore Towers & Moscovitch
Salto lado a lado3,40pts3,60pts
Triplo twist6,90pts6,30pts
Figura elevação4.93pts4.93pts
Salto lançado5.80pts6.40pts
Peão de combinação4,14pts3,79pts
Espiral da morte4,60pts5,10pts
Sequência de passos4,90pts5,00pts
Total34,67pts35,12pts

Como podemos ver na tabela, a nota técnica pendeu para o lado dos canadianos. Já a nota dos componentes favoreceu Bazarova & Larionov (30.94pts contra 30.02pts). Bazarova & Larionov não se apresentaram com a mesma aura que tiveram na Taça da Russia mas o programa é lindissimo e, em termos de conceito artistico, parece-me superior ao dos canadianos e essa diferença devia ser mais visível na nota dos componentes.
Castelli & Shnapir dos Estados Unidos tiveram graus de execução positivos nos 7 elementos técnicos obrigatórios. O seu estilo de patinagem pende para o bombástico. Eles usam a táctica de tentar dar o máximo de amplitude aos elementos técnicos para depois disfarçar algumas lacunas de postura, posição dos braços (principalmente por parte dele) e musicalidade. No entanto, o programa curto deles justificou a terceira posição.
Martiusheva & Rogonov podiam perfeitamente estar numa posição de pódio não fosse o facto dela ter falhado um pouco na recepção do triplo salchow lado a lado. Esse erro fê-los perder -1.40 no valor base desse elemento. O resto do programa correu bem. A figura de elevação foi espantosa. Este par tem que desenvolver mais a parte da interpretação do programa pois Martiusheva é linda mas pouco expressiva. Rogonov tem mais maturidade artistica do que ela e esse desiquilibrio na apresentação nota-se bastante em momentos como a sequência de passos. As esperanças de chegar ao pódio não ficaram completamente goradas. Independentemente do resultado final, este é um par que futuramente poderá alcançar alguns feitos em competição.
Por fim quero destacar os estreantes Scimeca e Knierim pois mostraram boa postura e elegância. A abordagem dos elementos técnicos foi muito limpa e as linhas do corpo deles estavam muito bem conjugadas. Este par norte-americano também é bastante promissor.

Sem comentários:

Enviar um comentário