sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Taça da China 2012 - Senhoras (Programa curto)

Em 02-11-2012 teve inicio a Taça da China que corresponde ao terceiro evento do circuito do grande prémio.
Os resultados do programa curto na categoria de individuais femininos são os seguintes:

1.º - Julia Lipnitskaya (Russia) --- 63.06pts
2.º - Mao Asada (Japão) --- 62.89pts
3.º - Mirai Nagasu (Estados Unidos) --- 59.76pts
4.º - Kiira Korpi (Finlândia) --- 59.69pts
5.º - Zijun Li (China) --- 59.21pts
6.º - Amélie Lacoste (Canadá) --- 57.43pts
7.º - Joshi Helgesson (Suécia) --- 49.67pts
8.º - Sofia Biryukova (Russia) ---  44.39pts
9.º - Ying Zhang (China) --- 43.38pts
10.º - Bingwa Geng (China) --- 36.53pts

Análise
Julia Lipnitskaya da Russia estreou-se em grande no circuito senior do grande prémio ao ter realizado um programa curto muito bem conseguido do ponto de vista técnico. Relembramos que esta jovem atleta tem apenas 14 anos. Em termos de saltos, Lipnitskaya realizou uma combinação de triplo lutz com triplo toe loop (10.90pts), triplo flip (4.60pts) e duplo axel (3.66pts). No entanto, os juízes fizeram-lhe uma chamada de atenção no triplo flip porque ela não definiu correctamente a entrada no salto. Tirando esse pormenor que lhe custou -0.70 na nota técnica, tudo o resto correu lindamente. Os peões foram todos de nível 4 e a sequência de passos foi classificada de nível 3. Peço-vos que reparem na fantástica flexibilidade desta jovem. Até arrepia vê-la conseguir posições de incrível exigência nos peões. Quanto à nota dos componentes, Julia ainda tem muito trabalho pelo frente para conseguir melhorar aspectos como a interpretação e a coreografia. Desta vez o seu melhor segmento foi o da performance/execução com 7.21pts. Os restantes segmentos dos componentes ficaram-se pela casa dos 6.00 altos. Agora resta saber se Julia conseguirá aguentar este nível no programa livre ou se vai acusar alguma pressão.
A bi-campeã do mundo Mao Asada (Japão) esteve linda e deu mostras de estar a voltar ao seu melhor nível depois de na temporada passada ter sofrido um duro revés com a morte da sua mãe. Felizmente que agora ela já parece mais recomposta e concentrada. O programa é magnifico. Ela tem uma leveza e uma fluidez de movimentos de deixar qualquer um de boca aberta. Claro que isso se reflectiu na nota dos componentes. No segmento relativo à qualidade base da sua patinagem, Asada recebeu 7.93. Nas transições e passos de ligação recebeu 7.32, na performance/execução obteve 7.82 e na coreografia e interpretação recebeu 7.86 e 7.89 respectivamente. A nível técnico, Asada não conseguiu ser perfeita pois na combinação de triplo flip com duplo loop ela não chegou a completar as três voltas completas no primeiro salto. Por causa disso perdeu -0,70 do valor base do elemento (5.50), tendo ficado com um total de 4.80pts. Em todos os outros elementos técnicos foi brindada com graus de execução positivos.
Foi um gosto rever a atleta estado-unidense Mirai Nagasu depois de ter passado uma fase de travessia do deserto que incluiu uma mudança de treinador. Gostei do esquema a nível de coreografia e apresentação. No entanto, o esquema podia ser melhorado ao nível das transições entre elementos e nos passos de ligação. No que toca à parte técnica, Mirai não iniciou o seu programa da melhor maneira pois os juízes consideraram que na combinação de triplo toe loop com triplo toe loop, a terceira rotação do segundo salto não efectivamente completa. Por causa disso perdeu -0,90 nesse elemento. Em todos os outros elementos conseguiu um grau de execução positivo.
A bela finlandesa Kiira Korpi esteve bem no seu programa curto mas também teve problemas na combinação de saltos. Ela realizou um triplo toe loop com duplo toe loop. O que ela tinha planeado fazer era dois triplos toe loop. Como o grau de execução não foi famoso, Korpi perdeu aí -1,40. Nos outros elementos técnicos conseguiu alcançar um grau de positivo (triplo loop, duplo axel, sequência de passos e três peões). A nível artistico, Korpi é das patinadoras mais elegantes do circuito mundial. Na nota dos componentes, todos os segmentos alcançaram a casa de pelo menos 7.00pts. Ah... e o vestido dela era mais do que lindo.
A chinesa Zijun Li ainda tem aspirações ao pódio. Ao contrário das outras patinadoras, Li teve efectuou todos os seus elementos com grau de execução positivo. Ela realizou uma combinação de triplo toe loop com triplo toe loop, triplo flip, duplo axel, três peoões e sequência de passos de nível 4. O problema de Li é que os seus segmentos da nota dos componentes são mais baixos do que os de Nagasu ou de Korpi. Para terem uma ideia posso dizer-vos que o seu segmento mais forte foi o performance / execução com 6.50pts.
A luta pelas medalhas adivinha-se intensa durante o programa livre. Não percam!

Sem comentários:

Enviar um comentário