sábado, 17 de novembro de 2012

Troféu Eric Bompard 2012 - Homens (Resultados Finais + Análise)

Na prova de individuais masculinos a tabela da classificação final ficou organizada da seguinte maneira:
 
OURO - Takahito Mura (Japão) --- 230.68pts
PRATA - Jeremy Abbott (Estados Unidos) --- 227.63pts
BRONZE - Florent Amodio (França) --- 214.25pts
4.º - Brian Joubert (França) --- 210.16pts
5.º - Nan Song (China) --- 205.48pts
6.º - Jinlin Guan (China) --- 191.99pts
7.º - Chaffik Besseghier (França) --- 183.32pts
8.º - Tomas Verner (Rep. Checa) --- 181.72pts
Jorik Hendrickx (Bélgica) - desistiu após o programa curto
 
Análise
O Japão continua a sua senda de sucesso no circuito senior do grande prémio em individuais masculinos. Desta vez foi Takahito Mura a arrecadar mais uma medalha para o país do sol nascente. Foi uma vitória merecida. Mura teve um programa sólido onde apenas houve um erro visivel. Esse erro ocorreu precisamente no último salto que estava previsto executar no programa. Em vez de fazer um triplo flip isolado, Mura apenas fez um flip simples onde errou também na definição da entrada do salto. De resto tudo correu de feição ao patinador japonês. Ele efectuou um quadruplo toe loop, uma combinação triplo lutz com triplo toe loop, triplo axel isolado, triplo loop, combinação de triplo axel com duplo toe loop, triplo salchow e triplo lutz isolado. Mura fez também três peões e duas sequências de passos. Os componentes oscilaram entre 7.29 e 7.89.
Abbott tem um programa livre muito bem construído e demonstrou que tem imensa qualidade artistica. O nível de execução técnica não acompanhou a beleza artistica do esquema. Enquanto na nota dos componentes Abbott conseguiu 82.70pts, na técnica "apenas" teve 63.75pts. Ele perdeu muitos pontos na tentativa de quadruplo toe loop pois o salto foi desclassificado para triplo, na combinação de axel simples com duplo toe loop visto que ele queria ter feito triplo axel, no duplo salchow que deveria ter sido um triplo e também perdeu pontos na combinação de triplo lutz com triplo toe loop em resultado de grau de execução negativo nesse elemento.
Amodio recuperou muito bem do desaire que teve no programa curto e foi mesmo o vencedor do programa livre permitindo-lhe ascender à terceira posição na classificação final. Viu-se que ele entrou determinado em redimir-se e mostrou garra e ambição. O programa é bonito e permite-lhe exibir as suas qualidades artisticas. Os componentes situaram-se entre 7.11 e 8.14. Quanto a saltos, Amodio realizou um quadruplo salchow, uma combinação de triplo lutz com triplo toe loop, um triplo axel isolado, um triplo axel que era suposto ter sido feito em sequência com outro salto, um triplo flip, um triplo lutz, um duplo axel e uma combinação de triplo salchow com triplo toe loop. Chamo a atenção para o facto de 5 elementos de saltos terem ocorrido após a segunda metade do programa e isso rendeu-lhe pontos extra.

Imagens
Takahito Mura
 
Florent Amodio
 
Brian Joubert
 

Sem comentários:

Enviar um comentário