sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Taça da Russia 2012 - Senhoras (Curto) + Análise

No dia 09-11 realizou-se em Moscovo o programa curto feminino na edição 2012 da Taça da Russia.
Os resultados foram os seguintes:

1.º - Gracie Gold (Estados Unidos) --- 62.16pts
2.º - Kiira Korpi (Finlândia) --- 61.55pts
3.º - Agnes Zawadzki (Estados Unidos) --- 60.18pt
4.º - Alena Leonova (Russia) --- 58.85pts
5.º - Adelina Sotnikova (Russia) --- 57.11pts
6.º - Kanako Murakami (Japão) --- 56.78pts
7.º - Viktoria Helgesson (Suécia) --- 54.10pts
8.º - Polina Korobeynikova (Russia) --- 51.45pts
9.º - Valentina Marchei (Itália) --- 46.25pts
10.º - Caroline Zhang (Estados Unidos) --- 46.15pts

Análise + Imagens

Gracie Gold --- A norte-americana apresentou-se muito bem no seu programa curto. Mostrou-se segura e confiante. A nível do impacto artístico do programa nota-se uma evolução para melhor desde que a vimos no Skate Canada. Os sete elementos técnicos que executou no seu esquema foram todos de boa qualidade e o único problema que teve foi na combinação de triplo flip com triplo toe loop pois no primeiro salto o painel de juízes marcou-lhe uma chamada de atenção para a incorrecta entrada no flip. No triplo lutz e no duplo axel não teve quaisquer problemas. Todos os seus peões foram classificados de nível 4 e a sequência de passos foi de nível 3. Quanto aos componentes, o seu melhor segmento foi o da performance  / execução com 7.04pts. Os restantes segmentos oscilaram entre 6.57 e 6.86.


Kiira Korpi --- A finlandesa ganhou uma medalha na Taça da China e parece determinada em em ficar no pódio na Taça da Russia. A nível artistico, Korpi foi impecável. Ela de facto tem um talento muito grande e tem mostra-se sempre elegante. Por isso, a nota dos componentes de Korpi foi superior à de Gold (30.04pts contra 27.24pts). Os segmentos dos componentes balizaram-se entre 7.07 e 7.79. Quanto ao lado técnico, Korpi tinha previsto fazer uma combinação de dois triplos toe loop mas acabou por fazer triplo-duplo.  De qualquer forma esse erro não foi muito óbvio e ela até disfarçou bastante bem, não deixando que isso a afectasse psicologicamente. Ela também realizou um triplo loop e um duplo axel (já na segunda metade do esquema - o que lhe rendeu pontos extra). Dois dos seus peões foram classificados de nível 4 mas o peão layback foi só de nível 2. A sequência de passos foi de nível 4. Este é daqueles programas que vale a pena rever de tão belo que é.


Agnes Zawadzki --- Fiquei muito impressionada com a prestação de Agnes. Vamos lá ser sinceros: ninguém estava à espera que esta atleta estivesse em condição de disputar as medalhas. Mas a verdade é que está e com toda a justiça. Os seus saltos foram muito sólidos, bem definidos e recepcionados com segurança. Ela executou um triplo lutz, uma combinação de triplo toe loop com triplo toe loop e um duplo axel. O peão layback foi de nível 4, o segundo peão foi de nível 3 e o peão de combinação foi de nível 1. A sequência de passos foi de nível 2. Digo-vos uma coisa: se fosse só pelos saltos, Agnes tinha condições para estar na liderança. Quanto à nota dos componentes ela teve um total de 27.17pts, sendo que os seus segmentos se situaram entre os 6.57 e os 7.04.


Alena Leonova --- A vencedora da medalha de prata nos mundiais de Nice não começou bem o circuito do grande prémio ao ficar longe das medalhas no troféu Skate America. Nesta prova Leonova já se apresentou com muito mais garra e determinação mas os saltos ainda não estão perfeitos. O esquema até foi iniciado com uma execelente combinação de triplo toe loop com triplo toe loop. O triplo flip teve um grau de execução negativo e o duplo axel foi falhado. Não deu para entender por que é que ela não fez as rotações no axel pois a entrada do salto foi boa. Por causa disso, ela teve um redondo 0 nesse elemento. No entanto nada está perdido e ela ainda tem condições para aspirar a uma medalha. Dois dos seus peões foram de nivel 3 e o peão de combinação foi de nível 4. A sequência de passos foi de nível 3.
Quanto aos componentes, os segmentos dela estiveram entre 6.82 e 7.75. Chamo ainda a atenção para o look girissimo que ela usou no programa curto. O vestido e a maquilhagem foram escolhas impecáveis.

Nikolai Morozov esteve muito atento à prestação da sua pupila Alena Leonova

Adelina Sotnikova ---Esta jovem podia perfeitamente estar na liderança mas encontra-se em quinto lugar só se podendo queixar dela própria visto que teve um erro técnico no flip. Estava planeado que Adelina realizasse um triplo flip mas ela fez apenas um flip simples. Ainda por cima teve um grau de execução negativo. Normalmente ela não tem problemas nenhuns com este salto. A combinação de triplo toe loop com triplo toe foi excelente e o duplo axel também. Todos os peões que executou foram de nível 4 e a sequência de passos foi de nível 3. Os segmentos na nota de componentes ficaram entre 6.64 e 7.21.

Kanako Murakami --- O seu programa curto foi planeado com muita ambição mas esta atleta japonesa foi traída pela execução. O duplo axel foi om primeiro salto que realizou no esquema e foi de muito bom nível. Na combinação de triplo toe loop com triplo toe loop o grau de execução foi negativo e os juízes consideraram que faltou cerca de um quarto de volta para concluir o segundo triplo com sucesso. Kanako teve o mesmo problema no triplo flip: grau de execução negativo e a faltar um quarto de volta para concluir a terceira rotação. A sequência de passos foi classificada de nivel 4 assim como dois dos seus peões. O peão layback foi de nível 3. Kanako também sofreu um ponto de dedução devido à queda. No que diz respeito aos componentes, o seu melhor segmento foi o da qualidade base da sua patinagem / pericia com as lâminas com 7.39. O pior segmento foi o das transições / passos de ligação com 6.79.

Sem comentários:

Enviar um comentário