sábado, 10 de novembro de 2012

Taça da Russia 2012 - Pares (Resultados Finais + Análise)

Os resultados finais na categoria de pares foram os seguintes:
 
OURO - Volosozhar & Trankov (Russia) --- 207.43pts
PRATA - Bazarova & Larionov (Russia) --- 191.08pts
BRONZE - Denney & Coughlin (Estados Unidos) --- 179.21pts
4.º - Lawrence & Swiegers (Canadá) --- 154.16
5.º - Martyusheva & Rogonov (Russia) --- 150.15pts
6.º - Vise & Baldwin (Estados Unidos) --- 143.15pts
7.º - Della Monica & Guarise (Itália) --- 142.53pts
 
Análise
 
Volosozhar & Trankov - Se o programa curto foi impressionante a nível da execução técnica, o mesmo não se pode dizer do programa livre. Volosozhar caiu no triplo loop lançado e Trankov caiu no triplo toe loop lado a lado. Logo aí perderam dois pontos de forma automática. Além disso esses elementos foram penalizados no seu valor base devido ao grau de execução negativo. Na combinação de triplo salchow com toe loop simples a recepção do segundo salto não foi perfeita por parte dos dois patinadores, tendo o elemento padecido de grau de execução negativo. As duas quedas foram estrondosas e retiraram brilho ao programa devido ao facto dos patinadores terem claramente demonstrado na sua expressão facial e corporal a sua incredulidade e decepção pelos erros cometidos. Depois na queda no triplo salchow, Trankov levantou um pouco os braços e encolheu os ombros enquanto olhava para Volosozhar como quem diz "mas que raio é que se está a passar?". As figuras de elevação foram impecáveis como sempre e todas tiveram nível 4. A nível da segunda nota acho que os juízes foram muito generosos senão vejamos: houve juízes que lhe deram 9.25 e 9.75 na execução quando ocorreram aqueles erros todos! Não me parece correcto. Este par é sem dúvida excelente mas as notas não devem reflectir a reputação mas sim o que eles efectivamente fazem no programa. Que fique claro que eles foram justos vencedores mas a nota dos componentes foi um pouquito inflacionada talvez devido ao factor casa.

Bazarova & Larionov - Gostei muito do programa livre deste par que foi executado ao som da banda sonora de "Spartacus". Ainda antes da música começar já dava para perceber qual era o tema pois a roupa mostrava-nos logo o que é que eles iam interpretar. Muito bem :). As figuras de elevação deste par são sempre espectaculares e Vera consegue manter posições belissimas e dificeis com muita postura e segurança. A recepção dos saltos lado a lado não foi sempre 100% perfeita e eles tiveram  um grau de execução negativo na sequência de dois duplo axel e no triplo flip lançado. O triplo twist é outro elemento que este par fez de forma muito vistosa. Na segunda nota os componentes oscilaram entre 7.82 e 8.21.

Denney & Coughlin - Dos três pares medalhados, estes norte-americanos foram os que estiveram melhor na parte de execução geral do programa a nível técnico. Apenas um elemento foi punido com grau de execução negativo: sequência lado a lado de dois duplo axel. O triplo twist foi de nível 2 e os peões foram de nível 4. A última figura de elevação que realizaram no programa, no meu entender, devia ter sido penalizada no valor base com grau de execução negativo mas apenas um juiz do painel entendeu assim. Quanto aos componentes, eles tiveram segmentos entre 7.07 e 7.64.

Sem comentários:

Enviar um comentário