sábado, 24 de novembro de 2012

Troféu NHK 2012 - Dança (resultados finais + Análise)

Eis os resultados finais da categoria de dança na etapa do grande prémio do Japão:
 
OURO - Davis & White (Estados Unidos) --- 178.48pts
PRATA - Ilinykh & Katsalapov (Russia) --- 156.62pts
BRONZE - Shibutani & Shibutani (Estados Unidos) --- 154.56pts
4.º - Orford & Williams (Canadá) --- 130.10pts
5.º - Reed & Reed (Japão) --- 124.46pts
6.º - Coomes & Buckland (Grã-Bretanha) --- 122.80pts
7.º - Huang & Zheng (China) --- 119.56pts
8.º - Yu & Wang (China) --- 108.28pts
 
Análise
O par norte-americano Meryl Davis & Charlie White arrasou completamente! A sua dança livre foi extraordinariamente bem realizada e isso traduziu-se em elevados graus de execução em todos os elementos técnicos. Basta dizer que eles partiam de uma nota técnica base de 38.70pts e acabaram por conseguir 51.07pts. O mais incrível é que esta dança livre ainda tem margem para melhorar pois na sequência de passos na diagonal Davis & White obtiveram o nível 3 e na sequência de passos circular apenas alcançaram o nível 2. Todos os outros elementos foram de nível 4. Os componentes situaram-se entre 9.46 e 9.86. Comparando a participação de Davis & White com a dos seus grandes rivais Virtue & Moir durante o circuito do grande prémio, os norte-americanos levam vantagem pois a impressão geral que deixaram foi a de estarem muito bem preparados fisicamente, com os programas bem delineados e fluídos e com uma interpretação já muito próxima do ideal. Vai ser interessante acompanhar o primeiro duelo directo que esses dois pares vão ter na final do grande prémio.
Os russos Ilinykh & Katsalapov estiveram muito bem na dança livre e subiram de terceiro para segundo lugar arrecadando a medalha de prata. Em alguns fóruns da América do Norte, muitos fãs de patinagem têm manifestado o seu desagrado pela escolha de programa livre deste par russo. Eu discordo deles completamente. Ilinykh & Katsalapov estão a trilhar o seu próprio caminho e estão a tentar mostrar que têm uma abordagem e um estilo próprios. Esses fãs mostram-se descontentes porque se podem ouvir diálogos de personagens juntamente com a música e pensam que isso não é viável em competição. Eu acredito que quando alguém tenta fazer algo original aparece sempre alguém mais conservador para apontar o dedo e descredibilizar esse trabalho. Talvez seja necessário um pouco mais de tempo para que as pessoas tenham abertura de espirito para entender e apreciar o que este par está a fazer. Infelizmente muitos fãs ainda pensam que na dança livre os patinadores deviam fazer programas inspirados em danças de salão e afins. Na época passada tivemos imensos programas desse género e isso provocou uma debandada geral até dos mais acérrimos defensores desta modalidade e provocou muitas saudades dos pares das décadas de 80 e 90. É isso que queremos para a modalidade? ... Quanto à performance de Ilinykh & Katsalapov nesta última fase da competição, informo que eles tiveram graus de execução positivos em todos os elementos técnicos. Os twizzles foram o elemento que mais gostei. A nível dos componentes, eles obtiveram segmentos entre 8.25 e 8.64.
Os manos Shibutani fizeram a sua dança livre ao som da banda sonora do filme "Memórias de uma Gueixa". O programa é bonito e foi muito bem efectuado, com todos os elementos a receberem grau de execução positivo. Os componentes ficaram-se entre 7.82 e 8.18.

Imagens de Meryl Davis e Charlie White








 

Sem comentários:

Enviar um comentário